Bem Estar

Nutrição e alto rendimento

futebol

 

A cada dia que passa as equipes multidisciplinares ganham mais espaço dentro do contexto de alto rendimento, são treinadores, preparadores físicos, fisiologistas, médicos, fisioterapeutas, analistas e por último e não menos importante os nutricionistas.

O respeito pela individualidade biológica e o conhecimento do sistema energético predominante na modalidade praticada são extremamente importantes para obtenção do sucesso com sua equipe ou atleta. Devemos analisar em conjunto quais os sistemas energéticos e consequentemente os substratos a serem utilizados (gorduras, carboidratos, proteínas, etc.) tem maior importância na modalidade esportiva praticada.

Com todos estes fatores a nutricionista tem um importante papel no auxílio para melhora do rendimento físico-esportivo, hoje sabemos que uma alimentação balanceada e equilibrada, além de uma suplementação bem organizada são fundamentais para a melhora de rendimento em um treinamento e ao longo de uma competição.

Com diferentes estratégias de hidratação, suplementação e alimentação podemos alcançar níveis de desempenho superiores aos alcançados com uma alimentação desequilibrada, estas estratégias não se resumem unicamente aos dias de provas ou competições e sim ao dia a dia de treinamento, ou seja, as refeições pré e pós treinamento.

 

Luciano Capelli
Fisiologista São Bernardo Futebol Clube
Mestre em Fisiologia do Exercício