Bem Estar

Envelhecimento Cutâneo

bem-estar-pele

Com o envelhecimento, a pele não apresenta as mesmas funções vitais, como a pele jovem, e como ela é um órgão visível, é de grande importância manter a sua integridade.

Por razões como estas, as alterações morfológicas que estão diretamente ligadas ao envelhecimento da pele vêm afetando as pessoas tanto no âmbito funcional quanto psicológico. Algumas destas alterações são ocasionadas pelo processo natural do envelhecimento, mas muitas delas vêm de processos cumulativos de exposição à luz solar, e outros fatores ambientais ou hábitos não saudáveis.

O envelhecimento cutâneo é um fenômeno global que inclui fatores intrínsecos e extrínsecos, é um processo biológico continuo e complexo, e tem como características as alterações moleculares e celulares, com diminuição progressiva da capacidade de homeostase do organismo levando a morte celular programada e isso varia muito de organismo para organismo.

O setor de cosméticos com ativos antienvelhecimento vem crescendo com o passar do tempo e é notável que a busca pelo melhoramento da pele na aparência está cada vez mais em evidência e dentre estes ativos podemos destacar os antioxidantes e os fotoprotetores. Vitamina C, ácido hialurônico, vitamina E, ácido retinóico, são cosméticos que auxiliam no clareamento e hidratação deixando a pele mais jovem e saudável.